quinta-feira, 10 de julho de 2008

Festival de Lucerna 2008 / São Petersburgo / Paris

Programação Exclusiva!

Saída: 22 de agosto
Chegada: 07 de setembro

7 noites em Lucerna - 5 noites em São Petersburgo - 2 noites em Paris


INFORMAÇÕES:
(21) 2234-6894 ou
(21) 7825-6477
clubedomaestro@uol.com.br



Lucerna, Suíça


São Petersburgo, Rússia

Saiba mais sobre a nossa próxima viagem musical:

* É uma viagem em grupo, não uma excursão. Os passageiros têm o conforto, a segurança e as tarifas privilegiadas de grupo em vôos e hotéis, mas podem optar as categorias de transporte aéreo e hospedagem (4 ou 5 estrelas).

* Além de escolher o roteiro musical, o maestro Ricardo Prado oferece palestras preparatórias para que o grupo possa apreciar melhor as atrações musicais.

* A programação musical é totalmente opcional, com liberdade de escolha para quais espetáculos desejam assistir e a categoria dos ingressos – que são adquiridos pelos próprios passageiros, a preço de custo, com a assistência feita pela nossa equipe.

* Conforto e segurança incluídos: traslados aeroporto-hotel-aeroporto e para todos os passeios e espetáculos; traslado rodoviário Zurique-Lucerna-Zurique em ônibus exclusivo; guias locais para todos os transfers e passeios; ingressos no Museu Hermitage (São Petersburgo); serviços de despachante e taxa para o visto russo.

* "Mordomias" incluídas: Serviços de café para as palestras do Clube do Maestro; jantar especial em Lucerna e São Petersburgo.

* O passageiro poderá partir de qualquer ponto do Brasil.

* Para informações, ligue (21) 2234-6894 ou
(21) 7825-6477

E-mail: clubedomaestro@uol.com.br


ROTEIRO COMPLETO DIA A DIA:

1º. DIA – 22/08 (Sexta-feira) - EMBARQUE

Apresentação no balcão da Cia. Aérea em horário determinado para embarque para Paris.

2º. DIA – 23/08 (Sábado) - CHEGADA
Chegada e conexão imediata para Zurique. Recepção no Aeroporto e embarque em ônibus exclusivo para viagem a Lucerna. Tarde livre. À noite (18:30) assistiremos ao Concerto da Orquestra do Festival de Lucerna, sob a direção do maestro Claudio Abbado. No programa, “A Tempestade”, de Tchaikovsky; o Concerto No.2, de Rachmaninov, tendo como solista a pianista Hélène Grimaud (foto) e a Suíte “Pássaro de Fogo”, de Stravinsky.



3º. DIA – 24/08 (Domingo)

Manhã livre. À tarde (16:00), chá no Hotel com palestra do maestro Ricardo Prado sobre a programação do Festival de Lucerna, destacando o concerto desta noite (18:30) com a Mahler Chamber Orchestra dirigida pelo maestro Daniel Harding, tendo como solista o violinista Renaud Capuçon. No programa o Divertimento para Orquestra de Cordas, de Béla Bartók; “Tzigane”, Rapsodie de concert, para Violino e Orquestra, de Maurice Ravel, e as Danças Eslavas, Op.72m de Antonín Dvorák.

4º. DIA – 25/08 (Segunda-feira)

Manhã e tarde livres. À noite (19:30), concerto com a Filarmônica de São Petersburgo, sob a direção do maestro Yuri Temirkanov (foto), interpretando o Concerto para Violoncelo de Orquestra Op.107 de Dimitri Shostakovich, tendo como solista Natalia Gutman, e “Petrushka”, de Igor Stravinsky.



5º DIA – 26/08 (Terça-feira)

Manhã e tarde livres - com visita opcional ao Museu de Arte de Lucerna e à Coleção Rosengart. À noite (19:30), concerto com a Filarmônica de São Petersburgo, sob a direção do maestro Yuri Temirkanov, interpretando a Suíte para Orquestra de “O Lago dos Cisnes” Op.20a, de Tchaikovsky; as “Canções e Danças da Morte”, de Mussorgsky, tendo como solista o baixo Mikhail Kazakov e as Danças Sinfônicas, Op.45 de Rachmaninov.

6º DIA – 27/08 (Quarta-feira)

Manhã livre. À tarde (16:00), palestra do maestro Ricardo Prado no hotel sobre a programação do Festival de Lucerna. À noite assistiremos ao concerto da orquestra Les Musiciens du Louvre – Grenoble, sob a regência do maestro Marc Minkowski, apresentando a Ouverture de “Sémiramis” e a Suite “Don Juan, ou Le Festin de Pierre”, de Christoph Willibald Gluck; “Une autre Symphonie imaginaire”, trechos de “Acanthe et Céphise”, “Castor et Pollux”, “Zoroastre”, “Les Indes galantes” e “Les Paladins”, de Jean-Philippe Rameau.

7º. DIA – 28/08 (Quinta-feira)

Manhã e tarde livres, com passeio opcional pelo Lago Lucerna e visita ao Museu Wagner. À noite (19:30), assistiremos ao concerto da Gustav Mahler Jugendorchester sob a direção do maestro Colin Davis, apresentando, de Sibelius, o Concerto para Violino em Ré menor, Op. 47, tendo como solista Nikolaj Znaider, e a Sinfonia No. 2 in Ré maior, Op. 43.

8º. DIA – 29/08 (Sexta-feira)

Manhã e tarde livres, com passeio opcional ao Monte Rigi. À noite (19:30), assistiremos ao concerto da Orchestre de Paris, sob a regência do maestro Christoph Eschenbach, tendo como solista a soprano Christine Schäfer. No programa dedicado a Gustav Mahler, “Cinco Lieder sobre poemas de Friedrich Rückert” e a Sinfonia No. 1 em Ré maior.

9º. DIA – 30/08 (Sábado)

Pela manhã (09:00), embarque em ônibus exclusivo para traslado até o aeroporto de Zurique, onde embarcaremos para São Petersburgo. Tarde e noite livres.



10º. DIA – 31/08 (Domingo)

Dia livre ou passeio sugerido com guia local especializado, pelos principais pontos históricos e artísticos de São Petersburgo. À noite, assistiremos ao balé Lago dos Cisnes(foto) no Teatro do Balé Russo Imperial.



11º. DIA – 01/09 (Segunda-feira)

Visita ao Palácio Peterhof. Noite livre.

12º. DIA – 02/09 (Terça-feira)

Visita ao Museu Hermitage(foto). À noite assistiremos ao balé Gisele com o Balé Clássico Russo do Teatro Hermitage.



13º. DIA – 03/09 (Quarta-feira)

Visita ao Museu Hermitage. Noite livre.

14º. DIA – 04/09 (Quinta-feira)

Manhã livre. No final da tarde, embarque no vôo para Paris. Transfer ao hotel.

15º. DIA – 05/09 (Sexta-feira)

Dia livre.

16º. DIA – 06/09 (Sábado)

Dia livre. Transfer-out e apresentação no balcão da Cia. Aérea em horário determinado para embarque para o Rio de Janeiro.

17º. DIA – 07/09 (Domingo) - CHEGADA

Desembarque no Rio de Janeiro. Fim dos serviços.

terça-feira, 8 de julho de 2008

Festival de Lucerna e verão em São Petersburgo

Está chegando a hora! Para bons viajantes, basta uma imagem, uma música, uma dança, uma obra de arte – e tudo vira inspiração às vésperas da partida ao destino escolhido.

Nós, do Clube do Maestro, temos a imensa alegria de anunciar o lançamento – com palestra do maestro Ricardo Prado – da nossa terceira viagem internacional em 2008.

* Nesta quinta-feira - 10 de julho
às 20h
R. Dias Ferreira, 190 – Leblon
(Auditório do Ed. Leblon Corporate)
Confirmar presença pelo telefone (21) 2234-6894 ou 7825 6477
E-mail: clubedomaestro@uol.com.br


Dessa vez assistiremos ao consagrado festival de verão de Lucerna, na Suíça; depois iremos a São Petersburgo, onde apreciaremos os melhores espetáculos de balé e, no final, teremos dois dias totalmente livres em Paris.

Neste blog você vai acompanhar o dia-a-dia dos preparativos para essa viagem de sonho para os amantes da música. Qualquer dúvida ou sugestão será sempre bem-vinda!

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Buenos Aires - relato da viagem com o Clube do Maestro em maio/junho de 2008

A segunda viagem do Clube do Maestro foi mais um sucesso - porque Buenos Aires é linda, o tango é definitivo e Daniel Barenboim com a Staatskapelle Berlin é uma experiência musical inesquecível.

“Tenho tido na vida uma sucessão de privilégios de assistir ao que há de melhor da música pelo mundo. Raríssimas vezes ouvi alguma coisa tão bela como nesta noite.”
Maestro Ricardo Prado

Elogios também foram unânimes ao conforto e localização das duas opções de hotéis oferecidas e, principalmente, à simpatia serena e orientação segura da guia local Maria Teresa.


Amigas reunidas com o maestro em Puerto Madero


Passeio pelos parques e jardins da cidade


Música clássica pelo mundo

O programa do concerto, principal atração dessa viagem curta e intensa, parecia difícil e levantou preocupações estéticas mesmo entre aqueles que não recusaram o desafio proposto por Barenboim; afinal, as variações para Orquestra Opus 31, de Schoenberg, e a Sinfonia n° 9 de Bruckner não são exatamente música ligeira.

No entanto, o que ouvimos foi um espetáculo de timbres e brilhos orquestrais - ao invés de meros exercícios cerebrais dodecafônicos -, e não uma despedida da vida nesta sua sinfonia inacabada, mas um elogio apaixonado e humano do Bruckner definitivo.

E o que vimos foi um teatro repleto, embevecido e delirante para saudar não apenas um compatriota motivo de orgulho, mas um músico completo, soberano e próximo.

O melhor do tango argentino

O espetáculo Tango x 2, de Miguel Ángel Zotto, foi uma oportunidade de estar na sala certa, na noite exata em meio a argentinos exigentes e arrebatados. Zotto provou ser o gênio que alguns têm apontado e o Clube do Maestro provou que sabe descobrir e selecionar as melhores atrações.

Infelizmente, o espetáculo já saiu de cartaz e voltou a correr as capitais do mundo.

Já a noite no Esquina Carlos Gardel foi linda e saborosa, e confirmou ser a melhor escolha dentre as casas de tango permanentes e tradicionais.

***

Nossa companheira fiel de viagens: a sorte!

Na primeira viagem do Clube do Maestro, quando menos esperávamos, lá estava ela na fila do check in. A sorte pegou seu bilhete para as viagens musicais e tem nos feito companhia, sempre sorridente, premiando o grupo com pequenas surpresas que acabam se tornando grandes lembranças.

***

Para sorte do grupo, a exposição em cartaz no MALBA era dedicada à nossa Tarcila do Amaral, o que tornou ainda mais interessante a visita ao belo museu.

Os chocolates quentes, chás e sobremesas no café do museu foram uma das boas experiências gastronômicas dessa viagem e que passaram a ser parte da programação de todas as nossas viagens.

E por falar em gastronomia

O jantar no CLUNY – Resto de charme superou as melhores expectativas, desde as entradas até as sobremesas e a seleção dos vinhos, com seu ambiente moderno e confortável. Foi o desfecho perfeito para o passeio do grupo pelas charmosas ruas de Palermo Viejo.

***

Outra alegre surpresa: o maestro Daniel Barenboim cumprimentou o grupo durante o almoço na varanda da Cabaña Las Lilás na tarde fria, ensolarada e inesquecível de Buenos Aires.



***

Uma breve recordação

Como ainda não há gravações disponíveis desta última turnê pela América Latina, esta gravação permite reunir Barenboim e Buenos Aires através do seu concerto dedicado ao tango no Ano Novo de 2006.