quarta-feira, 2 de julho de 2008

Buenos Aires - relato da viagem com o Clube do Maestro em maio/junho de 2008

A segunda viagem do Clube do Maestro foi mais um sucesso - porque Buenos Aires é linda, o tango é definitivo e Daniel Barenboim com a Staatskapelle Berlin é uma experiência musical inesquecível.

“Tenho tido na vida uma sucessão de privilégios de assistir ao que há de melhor da música pelo mundo. Raríssimas vezes ouvi alguma coisa tão bela como nesta noite.”
Maestro Ricardo Prado

Elogios também foram unânimes ao conforto e localização das duas opções de hotéis oferecidas e, principalmente, à simpatia serena e orientação segura da guia local Maria Teresa.


Amigas reunidas com o maestro em Puerto Madero


Passeio pelos parques e jardins da cidade


Música clássica pelo mundo

O programa do concerto, principal atração dessa viagem curta e intensa, parecia difícil e levantou preocupações estéticas mesmo entre aqueles que não recusaram o desafio proposto por Barenboim; afinal, as variações para Orquestra Opus 31, de Schoenberg, e a Sinfonia n° 9 de Bruckner não são exatamente música ligeira.

No entanto, o que ouvimos foi um espetáculo de timbres e brilhos orquestrais - ao invés de meros exercícios cerebrais dodecafônicos -, e não uma despedida da vida nesta sua sinfonia inacabada, mas um elogio apaixonado e humano do Bruckner definitivo.

E o que vimos foi um teatro repleto, embevecido e delirante para saudar não apenas um compatriota motivo de orgulho, mas um músico completo, soberano e próximo.

O melhor do tango argentino

O espetáculo Tango x 2, de Miguel Ángel Zotto, foi uma oportunidade de estar na sala certa, na noite exata em meio a argentinos exigentes e arrebatados. Zotto provou ser o gênio que alguns têm apontado e o Clube do Maestro provou que sabe descobrir e selecionar as melhores atrações.

Infelizmente, o espetáculo já saiu de cartaz e voltou a correr as capitais do mundo.

Já a noite no Esquina Carlos Gardel foi linda e saborosa, e confirmou ser a melhor escolha dentre as casas de tango permanentes e tradicionais.

***

Nossa companheira fiel de viagens: a sorte!

Na primeira viagem do Clube do Maestro, quando menos esperávamos, lá estava ela na fila do check in. A sorte pegou seu bilhete para as viagens musicais e tem nos feito companhia, sempre sorridente, premiando o grupo com pequenas surpresas que acabam se tornando grandes lembranças.

***

Para sorte do grupo, a exposição em cartaz no MALBA era dedicada à nossa Tarcila do Amaral, o que tornou ainda mais interessante a visita ao belo museu.

Os chocolates quentes, chás e sobremesas no café do museu foram uma das boas experiências gastronômicas dessa viagem e que passaram a ser parte da programação de todas as nossas viagens.

E por falar em gastronomia

O jantar no CLUNY – Resto de charme superou as melhores expectativas, desde as entradas até as sobremesas e a seleção dos vinhos, com seu ambiente moderno e confortável. Foi o desfecho perfeito para o passeio do grupo pelas charmosas ruas de Palermo Viejo.

***

Outra alegre surpresa: o maestro Daniel Barenboim cumprimentou o grupo durante o almoço na varanda da Cabaña Las Lilás na tarde fria, ensolarada e inesquecível de Buenos Aires.



***

Uma breve recordação

Como ainda não há gravações disponíveis desta última turnê pela América Latina, esta gravação permite reunir Barenboim e Buenos Aires através do seu concerto dedicado ao tango no Ano Novo de 2006.

Nenhum comentário: